Make your own free website on Tripod.com

barrasite2.jpg

Uso racional da água e Interdisciplinaridade



                  Além das técnicas de uso sustentável da água, a racionalização também é de grande importância para a sociedade e meio ambiente. Esta racionalização pode ser feita pela cobrança pelo uso, pela implantação de novas tecnologias, assim como através de atitudes diárias de uso racional da água, mudança de costumes e valores propostas pela Educação Ambiental.

             Silva, Tamaki e Gonçalvez (2004) citam exemplos das diretrizes de substituição de equipamentos para uso mais eficiente da água, tais como: modelos hidromecânicos de fechamento automático para torneiras e válvulas de mictórios, modelos eletrônicos com sensores de presença para torneiras e válvulas de mictórios, bacias sanitárias com caixa acoplada com volume de descarga reduzido, válvula de fechamento automático para chuveiros elétricos e duchas.

             Os mesmos autores ressaltam que, além da inserção de novas tecnologias de uso da água, são necessárias mudanças de hábitos para minimizar o desperdício. Neste quesito, são necessárias campanhas de conscientização, capacitação e treinamento dos usuários finais e primários (pessoal da manutenção hidráulica). A troca de experiências e informações são muito importantes neste processo de conscientização.  Clique aqui e veja este jogo interativo que demonstra como suas atitudes podem mudar o mundo.
Na figura abaixo, apresento algumas atitudes importantes para racionalização da água no dia-a-dia:

aguaposter